História

O desbravamento da região onde esta situado o muni cípio de Santa Maria do Suaçuí certamente que foi feito por bandeirantes, pois, segundo Lendas das Terras Mineiras, Fernão Dias Pais Leme, das margens da lagoa Vapabussu se extasiara ao contemplar a “Serra Resplandescente”.

Existe uma lenda entre os habitantes do distrito de Poaia, segundo a qual, Pais Leme, enterra uma porção de ouro e pedras preciosas, entr e palmeiras e uma rocha de cristal. Alguns aventureiros lograram alcançar em pequenos botes a margem oposta do majestoso lago, constatando a existência de grandes rochas de cristal, mas em vão tentaram encontrar o tão cobiçado tesouro.

A lagoa de Vapabussu fica a 15 quilômetr os da vila de Poaia e a 57 quilômetros da cidade de Santa Maria do Suaçuí.

O arraial de Santa Maria, seu primitivo nome, teve início por volta de 1865, contando 3 casas com cobertura de telha e 6 outras cobertas de palmeira ou sapé.

O capitão Ramalho Pinto, testemunha ocul ar dos primórdios históricos da atual Santa Maria do Suaçuí, relata no seu diário que os primeiros habitantes do povoado foram: Camilo dos Santos, primeiro doador das terras para a criação d o distrito de Santa Maria de São Félix, Fortunato Chaves, Ana Alves de Oliveira, Francisca Maria da Costa, Manuel Felipe, Meofaldo Floriano, Inhambu e outros. Segundo faz crer, todos eles teriam se dedicado a atividades temporárias, pois, em maioria eram criminosos foragidos da justiça.

Os escritos do capitão Ramalho, que data m de 1865, dizem ainda que, mais tarde surge no povoado um grupo de italianos com suas harpas e “in strumentos exóticos”, tocando e dançando para ganhar dinheiro. Dentre eles, destacava-se o de nome José Baratti que morreu alguns anos depois.

Existia um pouco abaixo do arraial de Santa Maria, um aldeamento de índios botocudos, já quase civilizados, que surgiam sempre na povoação com o objetivo de vender os produtos de suas lavouras, principalmente milho e feijão.

Nessa época pertencia o arraial ao município de Minas Novas. De quando em vez surgia em Santa Maria, o Padre Francisco da Luz, Vigário de Capelinha das Graças, fazendo pregações religiosas e batizando o povo. Em sua companhia vinha, quase sempre, o subdelegado de polícia, coronel Jesuíno Gomes da Silva, trazendo objetos de mascateação, próprios para “enganar os tolos”.

Muito se fala daquele tempo da grande lagoa do Vapabussu e na riquíssima “Serra Resplandescente”, hoje lavra do Cruzeiro.

O distrito de Santa Maria de São Félix foi criado em 1870, segundo uma fonte, e em 1876, de acordo com outra.

Elevação do distrito à categoria de muni cípio, com o nome de Santa Maria do Suaçuí, ocorrida em 1923, foi, dentre outros, um dos fatores que contribuíram decisivamente para o progresso da comuna.

Gentílico: santa-mariense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de San ta Maria de São Félix, pela lei provincial nº 2214, de 03-06-1876, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Peçanha.

Em divisão administrativa referente ao a no de 1911, o distrito de Santa Maria de São Félix figura no município de Peçanha.

Assim permanecendo nos quadros de apuraç ão do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Elevado á categoria de vila com a denominação de Santa Maria do Suaçui, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, desmembrado de Peçanha. Sede no atual distrito de Santa Maria do Suaçui (ex-Santa Maria de São Félix). Constituíd o de 4 distritos: Santa Maria do Suaçui, Cristais, Poaia e Morubau, os três últimos criadospela mesma lei a cima citada. Instalada em 16-03-1924.

Pela lei estadual nº 910, de 22-09-1925, o distrito de Morubau tomou o nome São Sebastião do Maranhão.

Em divisão administrativa referente ao a no de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Santa Maria do Suaçui, Cristais, Poaia e São Sebastião do Maranhão (ex-Morubau).

Assim permanecendo em divisões territori ais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, o distrito de Cristais passou a denominar-se Cristalina.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: 4 distritos: Santa Maria do Suaçui, Cris talina (ex-Cristais), Poaia e São Sebastião do Maranhão.

Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 12-12-1943, Santa Maria do Suassuí adquiriu do município de Peçanha o distrito de Folha Larga. Sob o mesmo decreto-lei estadual acima citado o distrito de Cristalina passou a denominar-se Glucínio.

No quadro fixado para vigorar no período de de 1944-1948, o município é constituído de 5 distritos: Santa Maria do Suassuí, Folha Larga, Glucínio (ex-Cristalina), Poaia e São Sebastião do Maranhão.

Pela lei nº 336, de 27-12-1948, o município de Santa Maria do Suassuí passou a grafar Santa Maria do Suaçuí. Pela mesma lei acima citada desmembra do município de Santa Maria do Suaçuí (ex-Santa Maria do Suassuí) o distrito de Sã o Sebastião do Maranhão. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1 950, o município é constituído de 4 distritos:
Santa Maria do Suaçuí, Folha Larga, Glucínio e Poaia.

Pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, é criado o distrito de São José da Safira (ex-povoado) criado com terras desmembradas do distrito de Poaia e anexado ao município de Santa Maria do Suaçuí. Pela mesma lei estadual o distrito de Folha Larga passou a denominar-se José Raydam.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1 955, o município é constituído de 5 distritos: Santa Maria do Suaçuí, Glucínio, José Raydam (ex-Folha Larga), Poaia e São José da Safira. Assim permanecendo em divisão territoria l datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Santa Maria do Suaçuí o distrito de São José da Safira. Elevado ácategoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII- 1963, o município é constituído de 4 distritos: Santa Maria do Suaçuí, Glucínio, José Raydam e Poaia. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembra do município de Santa Maria do Suaçuí o distrito de José Raydam. Elevado à categor ia de município.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído de 3 distritos: Santa Maria do Suaçuí, Glucínio e Poaia. Assim permanecendo em divisão territoria l datada de 1999.

Pela lei municipal nº 786, de 18-02-2000, é criado o distrito de Brejo de Minas e anexado ao município de Santa Maria do Suaçuí.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 4 distritos: Santa Maria do Suaçuí, Brejo de Minas, Glucínio e Poaia.

Assim permanecendo em divisão territoria l datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Santa Maria de São Félix para Santa Maria do Suaçui, alterado pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923.

Retificação de Grafia

Pela lei nº 336, de 27-12-1948, o município de Santa Maria do Suassuí passou a grafar Santa Maria do Suaçuí.

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros – Volume XXVII ano 1959.